quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Risoto de Morangos com Gorgonzola

Dando sequência a gordice realizada por nós (Gabi T, Paty O e a Duda) no último final de semana, resolvemos compartilhar a receita do prato principal do nosso sábado, que antecedeu ao delicioso bolo da mamãe, o risoto de morangos com gorgonzola!

Essa receita aprendemos (eu, Gabi T e, a nossa amiga também apaixonada pela culinária, a Duda) em um curso de risotos no EGAS. A Escola de Gastronomia Aires Scavone oferece diversos cursos rápidos, estilo workshop, e também cursos mais extensos, para aqueles que querem levar a gastronomia ainda mais a sério e com um toque mais profissional! Aos interessados vale a pena dar uma olhada no site da escola: http://www.egasrs.com.br/

Então, segue a receita do risoto mais adorado no curso, já vou adiantando que fica excelente, vale a pena experimentar.

Risoto de morangos com gorgonzola
Rendimento: 5 porções
Ingredientes:
- 500g de arroz carnaroli
- 50 ml de vinho branco
- Caldo de frango o quanto baste
- 50 g de cebola picada
- 50g de manteiga
- 400g de morangos
- 150g de queijo gorgonzola
Sal e pimenta do reino à gosto
Manteiga à gosto
Modo de Preparo:
Refogue a cebola na manteiga até ficar transparente. Coloque o arroz e o vinho branco. Quando o vinho evaporar, comece a acrescentar o caldo de frango, mexendo sempre. (Note que essa é a base para qualquer risoto, fica aqui uma outra dica, para todos os tipos de risoto podemos utilizar o caldo de frango).
Quando o arroz estiver al dente, coloque os morangos. Eles podem estar inteiros ou picados, conforme o gosto de cada um. No curso o chef comentou que prefere marinar os morangos por alguns minutos antes de adicioná-los no risoto, eles podem ser marinados no sal, na pimenta e no açucar, de acordo com o gosto de cada um.
Após uns dois minutos (nunca esqueça de ficar mexendo!) é possível perceber que o morango estará praticamente todo desmanchado, esse é o momento de colocar o gorgonzola picado. Espere uns segundos e desligue o fogo. Coloque o quanto baste de manteiga e voilà!
Sirva em seguida em um prato fundo.

Um comentário: