quinta-feira, 3 de março de 2011

Conchiglione ao funghi e parma




Apesar do nome parecer difícil, Conchiglione nada mais é que aquela massa com formato de concha em tamanho grande. Fiz essa receita ontem à noite. Gostei muito do resultado e aproveitei para tirar uma foto e compartilhar aqui.

Ingredientes (prato principal para 2 pessoas)
- 250 g de massa formato conchiglione
- 100 g de presunto parma fatiado
- 20 g de funghi seco
- 150 ml de vinho branco seco
- 250 de nata
- 1/2 cebola roxa
- 1 colher cheia de manteiga/ azeite de oliva
- 50 g de queijo parmessão ralado na hora

Modo de preparo

Molho
1. Tendo em vista que o funghi é seco, há necessidade de hidratá-lo. Deixe-o por 15 minutos em água morna. Retire-o da água e reserve. Reserve também o caldo.
2.Lamine o funghi cuidando para retirar o talo ou qualquer superfície dura.
3.Lamine o presunto parma em tirar de 2 à 3 cm de comprimento.
3.Em uma frigideira ou panela alta, junta a manteiga com um fio de azeite de oliva (sempre gosto de usar os dois junto) e frite a cebola até dourar.
4. Acrescente o parma e dê uma leve fritada por mais ou menos 2 minutos. Na sequência, coloque o funghi e frite por mais 5 minutos.
5. Acrescente o vinho branco e deixe-o evaporar quase por completo.
6. Coloque então a nata e com ajuda de uma concha coloque parte do caldo do funghi até dar a consistência ideal ao molho. Eu utilizei apenas uma concha de caldo.
7. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Algumas dicas para o preparo do macarrão que aprendi em alguns livros:



- Para cada 100g de macarrão, o ideal é utilizar 1 litro de água. Sim, isso faz toda diferença! Eu nunca uso menos de 3 litros de água, independente da quantidade de massa. Utilize sempre uma panela grande.
- Para 4 litros de água o ideal é por em média 2 colheres de sopa cheias de sal. Coloque o sal quando a água já estiver fervendo.
- Não é necessário o famoso fio de azeite. Alguns livros e chefs dizem que a gordura faz a massa não aderir ao molho. Não utilizo e a massa fica soltinha igual.
- O tempo de cozimento do macarrão vem, normalmente, indicado na embalagem. Eu costumo prová-lo de 2 à 3 minutos antes do indicado. Para saber se o macarrão chegou ao ponto certo a melhor regra é extrair um fio e prová-lo. O macarrão deve ser sempre cozido "al dente", ou seja, apresentar alguma resistência e firmeza ao ser mordido, mas sem estar "branquinho" por dentro.  Lembrando que o macarrão continua cozinhando após retirado da água.
- Não dê um banho de água fria no macarrão. Isso tira o amido da massa. Enxágue somente se for usar para saladas.
- Coloque a massa somente quando a água estiver fervendo intensamente. Mexa constantemente com um garfo grande para que o macarrão cozinhe por igual.
- Quando o macarrão estiver cozido, retire imediatamente da água e sirva.
- Eu gosto de preparar o molho em uma panela grande para que posso misturar a massa diretamente na panela do molho.



Bom apetite!!!

Um comentário: