terça-feira, 28 de junho de 2011

Carré de Cordeiro

Hoje tenho uma postagem especial, pois esse foi o cardápio para comemorar o aniversário do meu pai querido. A receita, aliás, teve participação direta do aniversariante. O carro chefe foi o carré de cordeiro, e para acompanhar eu fiz um acompanhamento e a minha mãe outro. A família inteira foi para o fogão, ficou ma-ra-vi-lho-so!

Primeiro vou dar uma breve explicada de como foi feito o carré. Um dia antes ele foi temperado com vinho branco, temperos frescos (salsa e cebolinha), sal, pimenta e sálvia. Assim, ele ficou na geladeira até o momento de ser preparado, em torno de 12horas. Depois há duas opções, ou pode ser assado no forno, ou na churrasqueira. O meu pai, neste caso, fez as duas peças de carré de cordeiro, já temperadas, na churrasqueira. A carne ficou assando durante duas horas, na parte bem alta da churrasqueira. É importante cuidar o ponto da carne, pois se passar um pouco a carne fica seca. Nós comemos ela ao ponto, ficou suculenta e muito macia! Agora os acompanhamentos:

* Carré de Cordeiro com Purê de Aipim Gratinado

O primeiro acompanhamento foi um simples purê de aipim, com um toque especial da minha mãe. Cozinhe meio quilo de aipim. Após cozido, é necessário espremer o mesmo com o auxílio de um espremedor de batatas. Leve o aipim de volta ao fogo, em uma panela anti-aderente, e adicione uma colher de sopa de nata ou manteiga, sal e noz-moscada a gosto. Caso o aipim fique muito seco, pode ser acrescentado aos poucos leite. Todos esses ingredientes também variam conforme o gosto da pessoa. Depois de adquirir a consistência do seu gosto, coloque em uma travessa e rale um bom queijo por cima, como o grana padano. Leve ao forno, 200graus, por 25 min ou até dourar.





* Carré de Cordeiro com Risoto de Brie, Damascos e Amêndoas Laminadas


Este acompanhamento também harmoniza muito bem com o cordeiro, pois tem um leve toque agridoce. Faça a base do risoto, como já explicado várias vezes por nós aqui no blog, quando o arroz estiver al dente, acresente damasco seco picado, e queijo brie picado. Esses ingredientes variam muito do gosto de cada um, para quem gosta de um toque mais adocicado, vale a pena investir no damasco. As amêndoas laminadas devem ser acrescentadas no final e podem ser aproveitadas para decorar o prato. Importante lembrar que ao comprá-las no supermercado, elas estão cruas, bem branquinhas, ou seja, antes de usá-las devem ser assadas por alguns minutinhos no forno a 180 graus, por cerca de 10min, ou até que fiquem coradas.



Ambas as opções ficam muito gostosas, e com certeza agradará a todos os paladares, refeição especial para uma data especial, vale a pena!


Receita elaborada por: Gabi T + Mãe e Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário